CÂMARA MUNICIPAL DE Entre Rios - SC

Histórico Político do Município de Entre Rios.

O primeiro vereador do distrito de Entre Rios, então pertencente ao município de Xaxim, foi Rivael Outeiro, no período de 1970 a 1975 , o qual trabalhava sem remuneração (não tinha salário).

Em seguida, por duas legislaturas, elegeu-se vereador o senhor Jurandir Dell´Osbel, nos períodos de 1976 a 1981 e de 1982 a 1988.

Mais tarde, o distrito de Marema se emancipou de Xaxim e, a partir de 1986, o distrito Entre Rios passou a pertencer ao novo município de Marema.

Já na primeira gestão política de Marema, o distrito de Entre Rios elegeu como vice-prefeito daquela nova cidade o senhor Jaime José Alberici, assim como os vereadores Alvide Biasi, Trajano Martins e Gilson Alberici.

Na segunda gestão do município de Marema, o distrito de Entre Rios elegeu como vice-prefeito o senhor Jurandir Dell´Osbel, assim como os vereadores Gilson Alberici, Adão de Almeida Leite, Elenita Terezinha da Silva e Alair Placito dos Santos.

A partir de entáo, ficando evindente que o distrito de Entre Rios queria se emancipar, fora realizado o levantamento do que era preciso para se obeter a emancipação administrativa, e, em seguida, encaminhada toda a documentação para a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Após uma série de analises, fora marcado o plebiscito para o dia 19 de março de 1995, quando a população compareceu às urnas e decidiu pela emancipação de Entre Rios.

Formalizada a criação do Municipio, fora realizado o primeiro pleito eleitoral, em que foi eleito como o primeiro Prefeito de Entre Rios o Senhor Trajano Martins e como Vice-Prefeito o Senhor Emersom Dell´Osbel, para a gestão 1997 -2000.

Para a primeira legislatura, foram eleitos como vereadores os senhordes Alair Placito dos Santos, Gimar Orlandi, Cleonir Delosbel, José Arini Rodrigues de Oliveira, João Maria Roque, Ervino Leria, Ari Alves de Lima, Marcos Gosch e Jose Sverevitch.

O primeiro vereador índio do município de Entre Rios foi João Maria Roque.

Na segunda gestão (2001-2004), como Prefeito foi eleito foi o senhor Emersom Dell´Osbel e como Vice- Prefeito o senhor Narcizo Biasi, sendo eleitos os seguintes vereadores: Cleonir Delosbel, Girmar Orlandi, Sadi Brunetto, Izolete Molon Ribeiro, Lucinéia B. da Silva Carbonari, Antonio de Oliveira, Adelir Tomas, Joacir Milioranza, Arlindo Silva.

Na terceira gestão (2005-2008), o Prefeito eleito foi o senhor Narcizo Biasi e o Vice-Prefeito o senhor João Maria Roque, os quais, inclusive foram reeleitos para a gestão 2009-2012, como única chapa que concorreu ao pleito eleitoral.


Na gestão 2005-2008, os vereadores eleitos foram Estefano Levi, Luis Rodrigues, Sadi Brunetto, Gilso Borges, Círio de Moura, Airto Milioranza. Pedro luiz Squena, Jandir João Biasus e Adelir Tomas.

Na gestão 2009-2012 os vereadores eleitos foram Marcio Luiz da Silva, Cledir Joércio Biasi, Evandro Antonio dos Passos, Jacir de Oliveira, Adelir Tomas, Sadi Brunetto, Gilso Borges, Airto Milioranza e Adoir Hetkowski.

Na quinta gestão (2013-2016), o Prefeito eleito foi o senhor João Maria Roque e o vice-prefeito o senhor Evandro Antonio dos Passos.
Os vereadores eleitos foram Orides de Almeida Umbelino, Marinéia dos Santos Arruda, Cledir Joércio Biasi, Célio Damarat, Airto Milioranza, Joel Pereira, Valdecir tomas, Gilson Borges e Sadi Bruneto.

Acessos: 271

Facebook Twitter Google+ Addthis